top of page

Pior é o efeito cascata desta FALTA de energia!

Já escutaram-me aos quatro ventos gritando a lei de oferta e demanda, ah já vai!

Então, devem lembrar que se há escassez de energia, seu preço sobe: e o estrago maior começa a aparecer, pois com o aumento do valor na pouca energia distribuída há um iminente impacto de 7% nos postos de trabalho, poia já se calcula uma queda de 4,5% na produção de máquinas, ou seja TECNOLOGIA! ... Só pra ser mais específica .... tecnologia é um ítem fundamental para crescimento e desenvolvimento, quiçá para competirmos com países produtores.... mas, ok, faremos então qundo o PT sair de vez!

Os setores de alimento e de sapatos também foi afetado, como mostra a reportagem abaixo do G1, (cito a fonte). Em Franca, no ano de 2014 já sentiram a redução de 2 milhões de pares de sapatos nas exportações, ou seja, menos lucro e mais demissões. Há alguns anos, havíamos conseguido com auxílio de uma grande consultoria mundial, reativarmos nosso pólo produtor calçadista com inteligência estratégica. Pauta para outro post.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgaram uma pesquisa com mais de 400 empresas medindo o desempenho e as expectativas do setor para os próximos anos.

58% das empresas responderam que o segundo semestre de 2014 foi pior do que o mesmo período de 2013, e quase 85% afirmaram que não vão contratar neste primeiro semestre. 41% estão sentindo um forte aumento do preço da energia elétrica.

Metade dos empresários está pessimista em relação ao novo governo que, segundo eles, não vai mudar os rumos do país nos próximos quatro anos. No interior paulista, as fábricas já começaram a demitir.

As máquinas continuam funcionando, mas o que era para ser produzido por mais de mil funcionários, agora sai das mãos de apenas 150%. Foi a alternativa usada por uma fábrica de baterias em Bauru, no interior de São Paulo.

Um levantamento do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em 20 cidades do interior paulista mostra que houve uma queda de 6,8% no número de postos de trabalho. No último ano, 2.050 funcionários foram demitidos.

A principal causa desse resultado é a queda de 4,5% na produção de máquinas, aparelhos e materiais elétricos pela indústria de São Paulo.

“Juntamente com a indústria, vem encolhendo empregos e qualidade, a tecnologia que gerava-se ou que ainda gera no Brasil vem diminuindo, e isso só traz o país para uma situação cada vez mais dependente do exterior", afirma Gino Paulucci, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

As fábricas de produtos básicos também vão mal. A indústria de alimentos encolheu 2,5%, assim como em importantes pólos produtores.

O repórter João Carlos Borda esteve em uma das maiores fábricas de Franca, cidade que mais produz calçados masculinos no Brasil. No ano passado, o setor enfrentou uma das piores crises. Na cidade, foram fabricados 36,4 milhões de pares de calçados, quase 2 milhões de pares a menos do que em 2013.

Em novembro, por exemplo, quando deveriam estar com a produção em alta, as indústrias de calçados de Franca (SP) deram férias coletivas para os funcionários.

O que mais complica a situação do setor são os juros altos e o preço do couro, principal matéria-prima que já subiu mais de 40% e, para piorar a situação, o setor não consegue aumentar as exportações, que já caíram entre 20% a 30% nos últimos quatro anos.

"Isso é um reflexo do comportamento geral da economia brasileira. Sem novas vendas, o empresário vai segurando seu pessoal, porque ele é treinado, mas chega um momento que ele cortou todos os custos acaba atingindo também o emprego", aponta a economista Reinaldo César Cafeo.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/edicoes/2015/01/21.html

http://www.ccee.org.br/portal/faces/pages_publico/o-que-fazemos/como_ccee_atua/exportacao_contab?_afrLoop=3185359119923577#%40%3F_afrLoop%3D3185359119923577%26_adf.ctrl-state%3Dwjis8oh3p_4

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,sem-chuva-agua-das-usinas-so-daria-para-um-mes-de-consumo-imp-,1623088

Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page